Sites Grátis no Comunidades.net
Transtorno de ruminação
Transtorno de ruminação

 

       Ato ou efeito de ruminar, de submeter a segunda mastigação, após reconduzir o alimento do estômago à boca. O alimento parcialmente digerido é regurgitado sem náusea, esforço para vomitar, repugnância ou transtorno gastrintestinal aparentes e mastigado e engolido de novo. Dura por pelo menos 1 mês.

      A idade de início está entre os 3 e os 12 meses, exceto em indivíduos com Retardo Mental, nos quais o transtorno pode ocorrer em um estágio evolutivo um pouco mais tardio.

      O transtorno é observado com maior freqüência em bebês, mas pode ser visto em indivíduos mais velhos, particularmente naqueles que também apresentam Retardo Mental.

      Observação de movimentos preparatórios característicos seguidos de regurgitação e movimentos de sucção ou mastigação que parecem agradáveis ao bebê.

       Os bebês com Transtorno de Ruminação em geral se mostram irritáveis e famintos entre os episódios de regurgitação, podendo ocorrer desnutrição, porque a regurgitação segue-se imediatamente.                                                                                                                                                                           O diagnóstico deve determinar se a ruminação do bebê é situacional ou difusa, se o bebê aprendeu a ruminar devido a pouca estimulação e gratificação da mãe ou se a ruminação serve para o bebê como um modo de aliviar a tensão em uma relação mãe-bebê estressante.                                                                                                             Os bebês com Ruminação ou Regurgitação exibem uma posição característica de tencionar e arquear as costas com a cabeça estirada para trás, projeta a mandíbula para frente e faz movimentos de sucção com a língua. A regurgitação ou ruminação não ocorre só depois que a criança se alimenta, mas sim em qualquer momento e, curiosamente, parecem ocorrer mais vezes quando a criança se encontra sozinha.       Obs.: O Transtorno de Ruminação não é diagnosticado se os sintomas ocorrem exclusivamente durante o curso de Anorexia Nervosa ou Bulimia Nervosa.

          A literatura enfatiza o fato das crianças com Regurgitação serem habitualmente quietos, tristes, e que permanecem imóveis durante horas.           A Regurgitação não é devida a uma condição gastrintestinal ou outra condição clínica, como por exemplo, ao refluxo gastro-esofágico.                            Problemas psicossociais tais como falta de estimulação, negligência, situações de vida estressantes e problemas no relacionamento pais-filho podem ser fatores predisponentes. Em crianças mais velhas e adultos, o Retardo mental é um fator predisponente. Em bebês, anomalias congênitas como estenose pilórica ou refluxo gastresofágico ou outras condições médicas gerais como infecções do sistema gastrintestinal.                                                                                                               Pode ocorrer perda de peso, fracasso em fazer os ganhos de peso esperados e até mesmo a morte.                                                                                                           Ocorrem atrasos do desenvolvimento, irritabilidade, inquietidão.                                               O crescimento é deficiente, podendo aparecer distrofia grave e desidratação e desnutrição.                                                                                                         O tratamento envolve o acompanhamento clínico das complicações e tratamento comportamental.                                                                                                              Além de intervenções cirúrgicas para prevenir o refluxo e o uso inicial de contenção mecânica, o tratamento tem sido principalmente comportamental ou psicodinâmico, ou uma combinação dos dois ou individualizado, para melhorar a relação mãe bebê e para abordar o sistema de ruminação em particular.

 

FRANCISCO JOAQUIM DE SOUSA JÚNIOR  -  05 de Agosto de 2011 - Anápolis - Go - Brasil.